Como ensinar as crianças a dizer a verdade?

maio 18, 2017

Como ensinar as crianças a dizer a verdade? - www.amaesoueu.com - #educação #verdade #crianças

Dizer a verdade, é um dos valores mais importantes, e como tal, quero que o meu filho aprenda a dizer sempre a verdade e porque o deve fazer. Enquanto pais, esta é uma das "tarefas" mais importantes que temos, no entanto nem sempre é fácil, por isso partilho algumas dicas para ensinar as crianças a dizer a verdade.


Uma das coisas mais importantes é dar o exemplo. Não adianta querer que os nossos filhos digam a verdade se nós pais mentimos à frente deles, certo? Então a primeira coisa que devemos fazer, é dar o melhor exemplo dizendo sempre a verdade.

Não te zangues


Quando as crianças mentem, muitos pais ficam super zangados e gritam com os filhos e colocam-nos logo de castigo. Como pais e adultos temos de pensar que são crianças e/ou adolescentes, ou seja ainda estão a aprender. Se não falarmos com eles e não lhe explicarmos porque é errado mentir, e se não tentarmos perceber o porquê dos nossos filhos nos terem mentido, eles vão acabar por não aprender a importância de dizer a verdade. Então o ideal é sentar e falar com eles e até usar o exemplo do conto "O Pedro e o Lobo".


Nada de rótulos

As pessoas vivem muito de "rótulos" a loira, o rico, o gordo, etc, e as crianças não fogem à regra. Se quando descobres que o teu filho mentiu o começares a chamar de mentiroso vais criar o efeito contrário ao que pretendes. Por isso, não coloques um rótulo negativo no teu filho.

Uma nova oportunidade

Todos cometemos erros, e todos temos o direito de perceber os nossos erros e fazer as coisas de forma diferente. Se apanhamos o nosso filho a mentir temos de lhe dar a oportunidade de dizer a verdade e, assim corrigir o erro. É tudo uma questão de aprendizagem. Os nosso filhos precisam aprender também que às vezes, mesmo cometendo erros, há uma oportunidade de mudar e fazer bem as coisas.

Mostra o teu orgulho

Quando os nossos filhos dizem a verdade devemos dizer-lhe o quão orgulhosos estamos por nos terem dito a verdade e por terem sido honestos connosco. Podemos dizer-lhe "Eu sei que dizer a verdade nem sempre é fácil, mas eu fico muito orgulhosa e feliz por me teres dito a verdade". Desta forma eles percebem que é bom dizer a verdade, e acaba por ser fácil "criar o hábito" de dizer a verdade.


Lembra-te que todos erramos na vida e temos oportunidade de mudar, com os nossos filhos não é diferente. Não vale a pena ser demasiados "duros" com eles, é mais importante sermos compreensivos, falar com eles e ensinar-lhe a melhor maneira de fazer as coisas.😊

Podes Gostar de

loading...

0 comentários