9 coisas importantes que as crianças precisam aprender

janeiro 28, 2017

9 coisas importantes que as crianças precisam aprender - www.amaesoueu.com - #mãe #Materniade #crianças #educação

Como pais queremos que os nosso filhos sejam felizes.  Eles precisam de aprender e ter capacidades que os ajudem no dia-a-dia enquanto crianças, mas também adquirir aptidões para quando forem adultos. Essas capacidades são aprendidas naturalmente, na escola mas também temos de ser nós, enquanto pais a ensinar-lhes certas capacidades.


Não podemos estar à espera que eles aprendam tudo na escola. Sim, é certo que a escola serve para educar e dar ensinamentos às crianças nas mais diversas áreas, bem como, desenvolver intelectualmente os nossos filhos.

Mas a boa educação e habilidades para a vida são melhor ensinadas em casa. Aprender por exemplo capacidades de sobrevivência para eles saberem como agir em caso de emergência. 

As mais diferentes capacidades vão ser adquiridas pelas crianças consoante a idade e ao longo dos anos. Além das coisas importantes que naturalmente devemos ensinar às crianças, como amar, respeitar os outros e partilhar, há outras aptidões que são essenciais. Para te ajudar criei uma lista com as capacidades mais importantes que todas as crianças devem aprender.

Cozinhar

Tanto rapazes como raparigas gostam de cozinhar, desde que lhe seja incutido esse hábito desde pequenos. Podes pedir aos teus filhos para te ajudarem na cozinha, a fazer um bolo, a decorar, a criar pratos divertidos, etc. Além de ser uma actividade educativa é super divertido, e eles vão adorar! Claro que deves ter atenção ao perigos que existem como as facas e o fogão, por isso tem sempre atenção aos mais pequenos.

Sobrevivência

Acampar é uma forma muito divertida de ensinar aos mais pequenos como construir um abrigo, como cozinhar sem electricidade, como andar em trilhos e também aprendem a viver com a natureza. Como adulto e pai/mãe deves ensinar e dar o exemplo, sempre que forem acampar lembra-te de limpares todo o lixo e não estragar nada.

Jardinagem


Para a maioria das crianças brincar na terra não é uma realidade habitual, mas quando éramos crianças nós adorávamos certo? A jardinagem/ agricultura irá ensinar aos mais novos a importância da natureza, e também a serem sustentáveis. Se tiveres muito espaço, planta uma árvore de fruto e pede à tua filha/filho para lhe dar um nome, e para que a veja crescer. Se vives num apartamento podes fazer isso, mas com pequenos vasos com por exemplo ervas aromáticas! Podes ensinar-lhe como é que o tempo afecta as plantas, podes mostra-lhe como se semeia salsa, tomates entre outros.

Primeiros Socorros

Como sabes, as crianças caem diversas vezes enquanto brincam, por mais cuidado que tenhas acaba sempre por acontecer. Ensinar-lhe a lavar a mão, por exemplo, quando se arranha, a chamar o 112 caso aconteça alguma coisa com os pais ou caso ele esteja sozinho, são coisas essenciais.

Nadar

Aprender a nadar pode ser super divertido, por isso podes e deves ensinar-lhe enquanto ele/ela são pequenos para que tenham menos medo. No futuro eles irão te agradecer!

Poupar dinheiro

Algo que podes saber, é que é mais difícil para um adulto poupar dinheiro se não aprendeu esse hábito enquanto criança. Deves ensinar-lhe a poupar dinheiro, e ensinar-lhe quanto custam certas coisas para que ele/ela aprenda o valor do dinheiro e assim aprenda a dar-lhe importância.

Lavar a roupa

Sim, as crianças devem aprender a lavar a sua própria roupa, e eles podem-se divertir à grande enquanto o fazem. Claro que tens de ter atenção ao desenvolvimento do teu filho/filha para saberes se eles já estão prontos para o fazer. Deves claro ter MUITO cuidado com os detergentes, e ensinar-lhes o perigo de ingerir o detergente, e por isso, quando eles são mais novos deves ser tu a colocar o detergente e deves guardá-lo num lugar onde ele/ela não cheguem.

Técnicas de defesa

Com o bullying cada vez mais presente na actualidade, é cada vez mais importante que as crianças aprendam a defender-se. Devemos ensinar-lhes desde pequenos que todas as pessoas o devem respeitar e por isso ninguém lhes pode bater, quer sejam professores ou colegas. É importante criar uma ligação de confiança e ensinar aos nossos filhos que caso alguém lhe faça mal deve chegar a casa e contar aos pais. Aprender Karaté e outras artes marciais é uma boa forma deles aprenderem a defender-se, alem de que, já está provado que aumenta a concentração e desenvolvimento pessoal.

Gerir o tempo

Esta é outra aptidão essencial que todas as crianças devem aprender. Saber qual o horário de ir para a escola, ter horas para brincar, comer, estudar e dormir. Criar um horário divertido para que ele aprenda a gerir o tempo pode ser uma óptima ideia. (Fica atento/a ao blog porque em breve vou fazer um horário super divertido que os mais pequenos adoram 😘 ).

Todas estas capacidades devem ser ensinadas de acordo com o desenvolvimento da criança, e nós sabemos sempre quando é a melhor hora.  😘

Podes Gostar de

loading...

0 comentários