Sopa de Abóbora e Couve-flor

outubro 18, 2016


Uma receita de Sopa de Abóbora e Couve-flor, super saudável e saborosa que o teu bebé vai adorar. Fazeres a comida para o teu bebé é fácil, rápido e super barato.

A Primeira Sopa


Aos 6 meses chega a altura dos nosso bebés passarem a comer algo mais do que apenas leite. No meu caso, como só amamentei o Mateus até aos 2 meses e depois bebia exclusivamente leite de lata, tivemos que começar esta etapa mais cedo. 

Por volta dos 4 meses, notamos que ele já não ficava satisfeito só com o biberão, então decidi pesquisar e falar com a pediatra dele. Ela aconselhou a começarmos a dar sopa ao almoço e duas semanas depois começarmos a dar fruta.

Posso dizer que foi uma verdadeira maratona! Fazia a "receita base" batata, cenoura ou abóbora e um legume como a alface. Posso dizer que durante dois meses foi um verdadeiro festival para que ele comesse a sopa, tal como a fruta. 1 mês depois de ter começado a sopa, e como ele não comia, decidimos dar-lhe papa. A 1ª semana estranhou, depois começou a adorar!


Decidi pesquisar e experimentar outras coisas para que ele comesse a sopa, e o segredo foi colocar batata-doce! A partir do dia que coloquei batata doce ele começou a adorar a sopa! Tanto stress e ele só queria batata-doce!😅


Hoje em dia, ele come bem a sopa, com ou sem batata doce. 

Quando começares a dar a sopa ao teu bebé, aconselho a colocares batata-doce ou abóbora, porque como tem um sabor mais adocicado é mais fácil para os bebés se habituarem. Lembra-te que há bebés que comem bem a sopa e não estranham os sabores ou a colher, e há outros, que tal como o meu bebé não se habituam facilmente.

É provável que as primeiras vezes que o bebé coma a sopa ele só coma uma ou duas colheres. Um truque que aprendi foi a não lhe dar a sopa quando ele tinha fome. Imagina se ele tinha de comer ao meio dia, eu dava-lhe a sopa por volta das onze e meia, assim caso ele não comesse a sopa ao 12 dia dava-lhe o biberão. Assim ele não associava que se não comesse a sopa podia beber o biberão.

Este é um processo de aprendizagem, e é tudo completamente novo e por isso, é provável que eles chorem e estranhem. 

Diversificação Alimentar

É importante os bebés irem diversificando e experimentando sabores novos ao longo do primeiro ano de idade. Cada vez que dou um alimento novo ao Mateus espero 3 dias até lhe dar algo novo, assim se ele tiver alergia a algum alimento, consigo identificar o que é.

Aqui em casa tudo o que é para o Mateus comer é quase tudo confeccionado em casa, excepto o Leite de Lata e o iogurte. Os alimentos que compro tento que sejam o mais biológico possível, para que ele tenha uma saúde óptima e para preservar a natureza. Tal como disse no inicio, ao prepararmos a comida do nosso bebé estamos a poupar dinheiro, é algo fácil, não tem corantes nem conservantes e também sabes sempre o que ele está a comer.

Receita de Sopa de Couve-Flor e Abóbora

Esta sopa é rica em vitamina A e C, ácido fólico melhora a saúde do coração, aumenta o sistema imunitário, é rica em fibra e muito mais. Podes dar ao teu bebé logo a partir dos 6 meses.

Esta receita dá para 2 doses. Fica aqui a receita para que a possas fazer, guardar no Pinterest, imprimir e partilhar.☺



Podes Gostar de

loading...

0 comentários